Aconteceu ontem, no auditório do 8º Batalhão a reunião de setembro com crianças e pais do programa centro Regional de Iniciação Esportiva (CRIE) Curumim, com a presença maciça de 145 pais e crianças.
Auditório totalmente tomado por pais e crianças
Após as orientações do coordenador do programa, major Claret, a graduanda em educação física da Universidade Federal de Lavras, Letícia Cardoso, sob a orientação da professora doutora Giancarla Botelho Santos, ministrou uma belíssima palestra sobre postura.
Letícia Cardoso - palestrante da noite
Letícia abordou atividades do nosso dia-a-dia que merecem uma atenção especial para evitarmos doenças, principalmente na coluna, ligamentos, membros inferiores e superiores. A graduando deu vários exemplos de como pegar um peso, assentar-se, agachar-se, fazer uma limpeza de casa, usar um tanque ou pia, deitar-se e até mesmo caminhar corretamente de forma a prevenir lesões.
Público atento
Dentre as várias orientações a que mais causou polêmicas foi a questão da mochila escolar. Após mostrar a forma correta de transportar uma mochila e informar que o peso da mesma não pode exceder a 10% do peso da criança, Letícia ouviu críticas das mães que afirmaram que é quase impossível cumprir esta recomendações, pois as crianças as vezes têm que levar até 5 livros num só dia na escola. Uma professora presente, mãe de uma criança do programa, afirmou que a maioria das escolas possuem um horário de aula, mas que os pais não fiscalizam se o filho está cumprindo, contribuindo para criança levar a escola um peso desnecessário.
Letícia concordou com a professora, e afirmou que em uma pesquisa realizada por ela no Colégio Tiradentes, foi identificado que a maioria das crianças traziam para escola materiais desnecessários e mochilas bem acima do peso ideal.
Em entrevista ao Blog do Curumim, Pedro, participante da oficina oficina de karatê, afirmou que a palestra foi muito boa para ele, pois trouxe várias orientações sobre atividades que ele fazia de maneira errada, e que a partir de agora ele vai tentar corrigir, e assim evitar futuros problemas de saúde.
Pedro: "vou tentar corrigir minha postura com que aprendi aqui hoje."
Ao final, sob aplausos do público presente, Letícia recebeu um certificado pela sua participação como palestrante no evento.
Letícia recebeu o certificado de participação
Os pais foram orientados que a partir da segunda quinzena de setembro, dar-se-á início as avaliações posturais. crianças com problemas de postura terão orientações especiais por parte dos estagiários do programa. Já está agendado para outubro, uma palestra com o professor doutor Fernando de Oliveira, da UFLA, sobre o tema "Grandes Ídolos: artistas, atletas e pais"